quinta-feira, 31 de agosto de 2017

O Cinema Paulo VI recomenda uma visita a Lyon, berço do Cinema

Parece óbvio que o Cinema Paulo VI também foi de férias em julho/agosto, quase dois meses sem publicações novas. Cinematograficamente falando, fomos ao Curtas de Vila de Conde, voltamos ao Cinema Trindade, no Porto, e fomos a Lyon, França, que muitos consideram ser o berço do cinema.


A proclamação deve-se aos irmãos Lumière, Louis e Auguste, que em 1895 filmaram e projetaram para o público o chamado primeiro filme, A Saída das Fábricas Lumière, em Lyon. Estivemos lá no início de agosto, na Meca do Cinema, como, por exemplo, Quentin Tarantino em 2013 ou Martin Scorsese em 2015, a quem foi pedido para filmarem novas Saídas.

Há quem conteste que os irmãos Lumière foram os autores do primeiro filme. O Institut Lumière não ignora outras possíveis géneses, afirmando os contributos de Edison, Muybridge, entre outros.






O que não pode ser ignorado é o contributo da cidade de Lyon para a preservação da História do Cinema. Recomendamos igualmente a visita ao Musée Miniature & Cinéma, onde os mais novos poderão ver não só cenários em miniatura usados em filme como também algumas das mais insignes personagens/adereços de populares filmes de ação e de terror.



 



Sem comentários:

Enviar um comentário